Feira de Ciências e Trabalhos Escolares
1: Tome a decisão de apresentar um projeto para sua Feira de Ciências ainda esse ano; não espere o próximo. Mesmo que não ganhe um prêmio, pelo menos já começou — no ano que vem já será um sério candidato.
2: Escolha um tema para o seu projeto científico e comente sua eleição com seus professores (Ciências, Física, Química, Biologia, Matemática, Artes etc.). Se essa é sua primeira tentativa, procure eleger um tema que possa ser investigado com materiais e equipamento disponíveis na Escola, no Comércio e em sua casa. Faça por terminá-lo antes do segundo semestre. Designe um tempo fixo — especialmente os fins de semana e férias — para trabalhar em seu projeto. Procure um assessor científico para consultas e opiniões periódicas.
3: Comece seu projeto fazendo pesquisas em livros escolares, revistas e bibliotecas. Anote tudo em seu caderninho especial. Mostre ao seu assessor. Redija seu folheto explicativo. Corrija-o. Mostre a colegas, pais e professores. Refaça-o e proceda à datilografia/digitação/redação definitiva. Tome nota do dia da apresentação do trabalho no recinto da Feira. Recolha informações sobre as normas da Exposição.
4: Planeje o conteúdo de sua exposição, projete e construa a estrutura de exibição, selecione os componentes da exposição e confeccione os textos. Faça uma distribuição de teste sobre a estrutura e refaça-a até conseguir o melhor impacto possível, inclusive para a questão de cores. Prepare os fundos coloridos, coloque legenda nos textos, fixe-os e também os subtítulos, o título, os componentes e a iluminação. Imprima ou tire "xerox" do folheto explicativo para distribuição gratuita.
5: Inscreva-se na Feira de Ciências de sua Escola e em todas as outras locais que as normas permitirem; guarde seu canhoto de inscrição. Se não for premiado averigúe porque, comparando seu trabalho com os dos ganhadores — aprenda com isso! Jamais reclame dos juízes! Comente seu trabalho com seus pais, colegas de classe , professores, juízes e espectadores. Se ganhar, procure compreender quais são os fatores que tornaram sua exposição superior às demais. Ganhe experiência. E seja uma grande cientista!
O Educandário Carlos Drummond de Andrade, mais uma vez, é destaque quando o assunto é feira de Ciências.
A instituição promoveu a
XI FECCART FEIRA DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA, EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL,
Durante toda esta Semana estará expondo os seus projetos. Vá ver!
Seu filho pode ser um cientista!