Por: Kika Ferreira - Jornalista
10 motivos para morar em Portugal
Ao decidir morar fora, muitas dúvidas e curiosidades surgem na nossa cabeça em relação ao destino que escolhemos. Portugal, atualmente é um dos países da Europa que mais conquistam os brasileiros.
10 motivos para morar em Portugal
1. Imersão em uma cultura diferente
Morar em outro país significa viver e aprender sobre hábitos e costumes diferentes dos quais você estava acostumado.
A cultura de Portugal é muito atrativa e cheia de particularidades, que valem a pena serem exploradas. Quer saber mais sobre? Sugiro a leitura sobre tradições da
.2. Possibilidade de uma vida mais tranquila
Quem vive ou trabalha nos grandes centros do Brasil, sabe que a calmaria passa longe. Portugal é um país que possibilita um estilo e um ritmo de vida mais tranquilo, que te faz desacelerar o passo.
Com certeza essa é uma das principais razões (senão a principal!) a se considerar, dentre os 10 motivos para morar em Portugal.
3. Custo de vida
Dentre os países da Europa, Portugal é um dos mais baratos para se viver. Comparado ao Brasil, também oferece um gasto menor mensal. Confira detalhes no nosso guia completo sobre o
.4. Segurança
De 10 motivos para morar em Portugal, a segurança merece uma ênfase especial. Em 2017, o Índice Global da Paz, indicou que Portugal é o .
Voltar de uma festa sozinha, de madrugada, com um celular em uma mão e uma bolsa na outra é uma coisa que nunca vou esquecer. A sensação de segurança é grande e o medo que sentimos diariamente no Brasil, não é comum em terras portuguesas.
Saiba mais sobre a
.5. Receptividade
Os portugueses são pessoas receptivas e acolhedoras. Eles têm muitas curiosidades sobre o Brasil, o que proporciona uma interação legal e agradável, tema de muitos convívios nos cafés e bares.
6. Educação
O motivo 6 é de grande significância nessa lista com os 10 motivos para morar em Portugal. As terras lusitanas vem sendo um dos principais destinos de escolha para os estudantes brasileiros que desejam fazer um mestrado bom e de qualidade.
Além disso, o ensino básico e secundário público também são bem avaliados, muitas vezes sendo eleito em detrimento do ensino privado.
Conheça mais em
.7. Sistema Público de Saúde
Veja bem, a saúde pública do país não é totalmente gratuita, mas é de qualidade. Geralmente é cobrada uma taxa por serviço utilizado e isso pode variar.
Existem isenções e algumas particularidades que você pode conferir como funciona a
.8. Gastronomia
Como falar de 10 motivos para morar em Portugal, sem destacar a incrível gastronomia do país? Em Portugal come-se bem e com qualidade. Aqui é fácil encontrar pratos saborosos na culinária Portuguesa com preços acessíveis.
Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?
SABER MAIS »
A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.
A maioria das pessoas associa Portugal com Bacalhau, porém além dele, existem inúmeras delícias que compõe os pratos portugueses. Quer conhecer mais da culinária? Conheça as
.9. Transporte público
A eficácia do transporte é surpreendente. Portugal conta com uma extensa rede de ônibus, trens e metrôs que tornam o deslocamento de ponta a ponta do país, muito fácil e tranquilo e por um preço acessível.
Você pode acessar aos
e aos nomes das estações de trem e metrô de Portugal diretamente do seu celular.
Se você quer saber mais, nós já falamos
.10.Inspiração
A frase que eu mais falo e escuto de quem já morou/mora em Portugal é:
“Eu não sei o que o Porto tem, só sei que me conquistou”.
E a realidade é que não só Porto, mas todas as cidades de Portugal vão te cativar e te INSPIRAR. Os parques naturais, paisagens e praias são fascinantes e iluminam a alma de quem escolhe viver nesse país maravilhoso.
Se você quiser conhecer um pouquinho mais sobre esse país que tanto cativa os brasileiros, veja as
.
E aí? Qual dos 10 motivos para morar em Portugal mais te chamou a atenção? Conta pra gente! E se você já está decidido a se mudar,
DUVIDAS MAIS COMUNS
Documentos para tirar
1. O QUE É NIF?
O NIF (também chamado de número de contribuinte) equivale ao CPF em Portugal. Portanto, ele é importantíssimo p tudo: desde a entrega de seus móveis, ao contrato do apartamento e ligação dos serviços, como água e luz. É um documento emitido por um estabelecimento chamado Finanças (AT–Autoridade Tributária e Aduaneira)
Como faço para tirar o NIF?
Basta dirigir-se as Finanças ou a uma das Lojas do Cidadão, com seu passaporte e com um representante fiscal (um português ou alguém que tenha autorização de residência)
2. COMO DESVINCULAR O REPRESENTANTE
Para desvincular o responsável você vai precisar levar até as Finanças um comprovativo de morada (da junta de freguesia) em seu nome, ou o contrato de aluguel em seu nome
3. O QUE É NISS?
NISS–Número de Identificação de Segurança Social. A entidade empregadora é responsável por comunicar aos serviços da Segurança Social a admissão de novos funcionários, ou seja, em tese você fornece os documentos para o seu empregador e ele providencia o seu cadastro junto a segurança social, mas nem sempre o empregador assume essa responsabilidade
Documentos que você vai precisar: Passaporte + cópia; comprovante de endereço + cópia (tem que ser no teu nome, obrigatoriamente! Normalmente, é levado o contrato de arrendamento, se você não tiver tem que ir até a Junta da Freguesia e solicitar uma certidão que vai dizer que você realmente reside no endereço informado); NIF + cópia.; contrato de trabalho + cópia; cópia do documento do representante da empresa
4. O QUE É O NÚMERO DE UTENTE?
O número do utente é o seu número de registro no Serviço Nacional de Saúde (SNS), e através dele é que podemos usufruir da saúde pública.
Para solicitar o seu número de utente você precisará comparecer ao centro de saúde da região onde você vive (sua freguesia), munido de NIF, comprovativo de morada (aquele emitido pela junta de freguesia) e um documento de identificação (cartão de residência, passaporte, BI) e solicitar seu número de utente no balcão
*Essa solicitação não tem custo algum e eles te entregarão um comprovante em papel onde constam os dados cadastrados e o seu número de utente
5. O QUE É PB4?
CDAM–Certificado de Direito à Assistência Médica–também conhecido como PB-4 é um documento emitido pelo Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, garante acesso (quase) gratuito à assistência médica nos sistemas da rede pública de saúde em Cabo Verde, Itália e em Portugal.
Documentos necessários (originais e cópias): Passaporte, RG, CPF e endereço aonde vai ficar em Portugal.
Validade: 1 ano
Autenticação (Reconhecer firma): Com o documento em mãos, dirigir-se ao cartório para fazer o reconhecimento de firma da assinatura da chefe do Serviço de Gestão Administrativa. O endereço do cartório será indicado pelos funcionários do Ministério da Saúde
6. QUAL É A MELHOR ESCALA PARA CHEGAR A PORTUGAL?
A melhor escala é Madrid ou Paris.
Nos Voo direto - vc passa na imigração no país do seu destino final, então a fiscalização é mais rígida.
Voo com escala (países da União europeia) - vc passa na imigração em outro país que não é o seu destino final, então a imigração não é tão rígida. Depois vc pega um voo doméstico para Portugal e não passa novamente na imigração.
7. QUAL A CIDADE MAIS BARATA DE SE VIVER?
Como essa questão de despesas é muito individual, fica difícil de se dizer qual a cidade mais barata. Baseado no site Expatistan, Porto é 16% mais barato de viver que Lisboa. Mas tem q se levar em consideração qual é o seu estilo de vida.
8. POSSO PEDIR O REEMBOLSO DA PASSAGEM DE VOLTA?
Depende muito da Companhia Aérea, em que você comprou sua passagem. Saiba que sempre tem uma cobrança (multa) pelo cancelamento. Consulte o site da Empresa ou ligue.
9. POSSO COMPRAR MOTO OU CARRO, MESMO SENDO TURISTA?
Para comprar um carro a vista em Portugal, basta ter o passaporte em dia, possuir um NIF, carteira
0 Comments:
Postar um comentário