terça-feira, 28 de julho de 2015

Coleta seletiva

Reciclagem do plástico

O plástico é um dos produtos mais utilizados na sociedade atual. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do plástico reciclado.O plástico reciclado tem praticamente todas as características do plástico comum. 

Importância
A reciclagem do plástico é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o plástico ou compramos plástico reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza, poluindo rios, lagos, solo e matas.
Não podemos esquecer também, que a reciclagem de plástico gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em empresas e cooperativas de catadores e recicladores de materiais reciclados. 


Coleta seletiva
Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de plástico é a separação e coleta seletiva do Plástico. Nas empresas, condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de plástico. Esta é uma atitude extremamente positiva e ecologicamente correta.

Reciclagem de embalagens PET (politereftalato de etileno)
Nas últimas décadas as indústrias, principalmente de bebidas e alimentos, estão substituindo as embalagens de vidro e latas pelas de plástico PET. Por serem mais resistentes e econômicas, o PET já está presente nas embalagens de sucos, águas, óleos e refrigerantes. Quando começou a ser usado, o PET não era reciclado e seu descarte na natureza provocava muita sujeira e poluição ambiental. Atualmente, a reciclagem de PET é praticada em larga escala por cooperativas e empresas de reciclagem. O processo de reciclagem do PET passa pelas seguintes etapas: 1º) As embalagens PET são lavadas e passam por um processo de prensagem; 2º) Os fardos de PET são triturados, gerando os flocos; 3º) Os flocos passam por um processo de extrusão, gerando os grãos; 4º) Os grãos são transformados em fios de poliéster ou outros produtos plásticos.


Tipos de plásticos recicláveis
  • Garrafas PET
  • Potes Plásticos diversos
  • Tampas de embalagens
  • Sacos plásticos diversos
  • Canos de pvc
  • Para-choques de carros
  • Copos descartáveis
  • Plásticos de brinquedos
  • Embalagens de produtos de limpeza

Reciclagem de papel

Reciclagem de papel, papel reciclável, importância, tipos de papéis recicláveis, reciclagem caseira, papelão



Introdução 

O papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano. Quando não está sendo mais utilizado, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do papel reciclado.O papel reciclado tem praticamente todas as características do papel comum, porém sua cor pode variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem. 

Importância

A reciclagem do papel é de extrema importância para o meio ambiente. Como sabemos, o papel é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores. Quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois árvores deixaram de ser cortadas. Não podemos esquecer também, que a reciclagem de papel gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de papel.


Coleta 

Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de papel é a separação e coleta seletiva do papel. Nas empresas, condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de papel.


Tipos de papéis recicláveis

Tipos de papel que podem ser reciclados: papel sulfite, papelão, caixas de embalagens de produtos, papel de presente, folhas de caderno, entre outros.


Como fazer papel reciclado em casa (reciclagem caseira)


1º - Separe o papel que não está mais sendo utilizado, recorte em pequenos pedaços e coloque num recipiente com água. Deixe assim durante um dia completo.

2º - Pegue este papel molhado e bata num liquidificador ou mexa bastante até dissolver e virar uma espécie de massa.

3º - Coloque esse massa espalhada (no formato fino) numa espécie de rede fina e cubra com um peso que terá a função de prensar.

4º - Depois de 24 horas, retire o peso e deixe o papel secar, de preferência em ambiente seco ou ao sol.  

Você sabia?

- Cerca de 45,7% do papel, produzido e comercializado no Brasil, é reciclado e volta para a cadeia produtiva (dado relativo ao ano de 2012).

Reciclagem de papelão

Reciclagem de papel, papel reciclável, importância, tipos de papéis recicláveis, reciclagem caseira, papelão


A reciclagem de papelão em suma é tão importante quanto a sua utilização e fabricação. Mesmo com as novas políticas que favorecem e incentivam o reflorestamento e campanhas de conscientização da população no geral.
O uso do computador como ferramenta mais utilizada hoje nos meios de comunicação, ajudou a diminuir o uso do papel e de seus derivados como o papelão, isso até contribuiu em partes com o consumo, mas esse feito não ocorreu conforme o esperado e nas últimas décadas do século XX o uso do papel e de seus derivados foi recorde.

Como diminuir o uso desnecessário do papelão?

A reciclagem de papelão é considerada a melhor forma 

de evitar o desperdício contribuindo também com a preservação do meio ambiente.


Como é o processo de reciclagem do papelão

O benéfico da reciclagem do papelão e derivados são inúmeros, estes incluem a redução no consumo de água utilizada no processo de produção, além disso, há a diminuição de energia, gerando uma grande economia para a empresa que recicla o papelão e seus derivados.
O processo de reciclagem dar-se pelo seguinte modo: o papelão adquirido pelas indústrias, através de empresas especializadas ou cooperativas é levado para a separação, passando depois por um processo de trituração onde o papelão é colocado numa espécie de liquidificador gigante com água para que as fibras de papel sejam separadas e levadas para o próximo passo de centrifugação para que haja a separação de algumas impurezas como areia, grampos, entre outros materiais presos ao papelão.
Em seguida são acrescentados produtos químicos para retirar a tinta e clarear o papelão, sobrando apenas um pasta que será prensada elevada para secagem de lá esta pasta será encaminhada para outros equipamentos formando assim um novo papel pronto para ser consumido.

0 Comments:

Postar um comentário