segunda-feira, 19 de março de 2012

CURSO DE CAPACITAÇÃO - Você é CAPACITADO ou ACOMODADO?


Quando foi o último curso que você fez? Ah, já sei , você vai me dizer eu tenho criança em idade escolar, meu trabalho não me permite que eu tenha horário para sair, não tenho dinheiro para esse tipo de investimento e etc.
É normal acharmos justificativa para nossas dificuldades! Sim, porque não é fácil, realmente você terá que abrir mão de várias outras coisas inclusive financeiras para investir em cursos, fora isso, você terá que ficar fazendo trabalho (muitas vezes em grupo) aos finais de semana, sem contar que quando chega 21h30min. Seu cérebro parece que faz greve e se recusa a registrar qualquer coisa.... É assim mesmo, mas, onde está a sua determinação, persistência, conquista e principalmente o querer EVOLUIR!
Exatamente por não ser nada fácil é que é valorizado. O caminho é pedregoso, árduo, caloroso, mas o fim tem um sabor que só sabe quem experimenta.
Ouço muitas pessoas dizerem, estudar para que? Não resolve nada mesmo, já vi gente na empresa fazendo MBA e nem sequer tiveram uma promoção. Eu respondo e você, não vale nada???? Você tem que se atualizar para você, por que se ficar demitido de uma hora para outra ao menos irá poder colocar no currículo uma nova atualização.
Sabe qual o perfil que os profissionais de Recursos Humanos fazem quando lêem um currículo sem atualização no último ano, PROFISSIONAL ACOMODADO!
Em que caminho você quer estar no do “esperto”, tipo meu pai me arruma um emprego, ou no caminho do “conquistei com o meu sacrifício” fui eu quem fiz, e alcancei a vitória.!


Conheça os profissionais e empresas especializadas em palestras corporativas de ; aproveite e leia nossos artigos sobre os principais temas abordados atualmente em palestras corporativas, tais como autoconhecimento,etiqueta corporativa, imagem pessoal,empreendedorismo pessoal e outros assuntos de interesse no mundo organizacional.

Palestrantes Corporativos Recife, Pernambuco
Conheça os profissionais e empresas especializadas em palestras corporativas de ; aproveite e leia nossos artigos sobre os principais temas abordados atualmente em palestras corporativas, tais como autoconhecimento,etiqueta corporativa, imagem pessoal,empreendedorismo pessoal e outros assuntos de interesse no mundo organizacional.


CARACTERÍSTICAS POSITIVAS DO LÍDER



Todos nós sabemos que a liderança é uma arte. E como tal precisa ter : a)talento, b) habilidade e, c) competências desenvolvidas para obter sucesso com a equipe.
Mas algumas características pré - existentes nos líderes são fundamentais para que eles tenham menos ou mais sucesso.
Equilíbrio: Um líder deve ser equilibrado, ser bem resolvido pessoalmente, profissionalmente.
Perceptivo: Um líder tem que enxergar o que não está sendo visto, ler o que não está escrito. É a percepção que fará a diferença entre um líder e outro.
Senso de Justiça: Ser equânime e imparcial. Pender sempre para o lado certo independente das conseqüências.
Bom Humor: O humor faz brotar alegria, força e motivação na equipe.
Saber Ouvir: Quando o homem nasce com esse dom , as chances que ele tem de se tornar um bom líder são imensas.
Saber Elogiar: O elogio é mola propulsora para futuro altos desempenhos, mas, não deve ser feito com esta proposta e sim de reconhecimento por um bom trabalho.
Reconhecer seu próprio erro: Todos nós erramos e devemos ser humildes em admitir o nosso erro.
Humilde: A humildade faz com que nos tornemos mais sábios em nossas decisões e afasta o ego que só serve para atrapalhar.
Poderia elencar no mínimo mais umas dez características positivas de um bom líder mas para começarmos a reflexão da nossa liderança já está bom!

LÍDER - BUSCANDO O COMPROMETIMENTO




Como se busca o comprometimento dos colaboradores? Pergunta difícil que requer muita reflexão.
Para o líder as atribuições são muitas e cá entre nós, em um primeiro momento pensamos “porque eu tenho que ficar pensando nos comportamentos das pessoas para que eles fiquem comprometidos” Se eles se comprometeram a trabalhar e recebem por isso, não existe a necessidade de alguém que fique estimulando-os o tempo todo para que fiquem comprometidos. E é justamente aí que cometemos a falta grande e perdemos o comprometimento e a motivação dos colaboradores da nossa equipe.
Seres humanos são dotados de pequenas partículas de estímulos diários. Você não acredita? Então coloque um indíviduo para trabalhar sozinho dentro de casa por um período e observe o comportamento dele. No começo tentará com todas as forças mostrar que é bom trabalhar em casa e fazer seu próprio horário, com o passar do tempo essas forças vão minando e a falta de contato humano vai fazendo com que esse indíviduo se sinta deprimido sem vontade de fazer nada.
Até mesmo os conflitos entre pessoas da mesma equipe são saudáveis para um crescimento e desenvolvimento pessoal.
As pessoas apreendem a lidar com as várias personalidades do Ser humano e como se auto desenvolverem.
A cultura do brasileiro é a da amizade, do social, diferentemente a cultura americana que trata da sua individualidade. O que escrevo é para a nossa cultura onde as pessoas precisam de amizade, confraternização e pessoas ao redor.
Então comece a pensar em dedicar um tempo para sua equipe, analise o comportamento de cada um, veja como eles se sentem mais felizes.
Colaboradores são como filhos, cada um tem a sua personalidade e rendimentos individualizados.


                       Assistente Administrativo!!!
 

 O profissional não é simplesmente alguém que executa funções que lhe foram determinadas e sim alguém que consegue diferenciar em meio a outros que muitas vezes realizam as mesmas tarefas diárias.
As empresas estão à procura deste tipo de profissional para o seu quadro pessoal. Com o surgimento de padrões de qualidade, o termo “time is money”

A necessidade de profissionais com uma visão mais ampla de mercado e com possibilidade de crescimento dentro de uma organização faz com que o
Assistente administrativo seja bem mais valorizado
_ Li recentemente em uma revista internacional, uma matéria sobre a valorização do profissional, a matéria falava justamente da profissão assistente administrativo, em entrevista a gestora diz: “O nosso bem maior são nossos funcionários!” a repórter surpresa indagou: Não seriam  os clientes o bem mais precioso? A gestora novamente respondeu: Sim certamente, e nossos funcionários são em primeiro lugar nossos clientes, e merecem ser tratados da melhor forma possível, porque toda empresa precisa manter o seu banco de talentos!

_Ah! Como seria maravilhoso se todos os gestores pensassem assim! Bom  vamos seguir em frente com o artigo.

Não é uma profissão nova  no mercado de trabalho, entretanto continua valorizada e valorizando seus profissionais e premiando a competência daqueles que enxergam o futuro não apenas o presente.
 

Outro ponto muito importante para o assistente administrativo é a Comunicação.
 
Comunicação:
  
Podemos afirmar que a comunicação eficaz é a base para o crescimento profissional nos dias atuais. Comunicar-se bem no ambiente de trabalho, no dia-a-dia, e saber tratar as pessoas de diversos níveis, desde o porteiro até o presidente, sem arrogância e sem submissão, são fundamentais. Quando se aprende a trabalhar a comunicação, torna-se necessário colocá-la em prática para que suas chances de crescimento profissional aumentem. Vamos a alguma lições importantes nessa área:
  • Voz

A sua dicção deve ser clara e o tom de voz deve transmitir segurança, sem ser agressivo. Procure treinar para melhorar cada vez mais, quer uma ajudinha? Lá vai! Leia em voz alta: “Há quatro quadros três e três quadros quatro. Sendo que quatro destes quadros são quadrados, um dos quadros quatro e três dos quadros três.” Gostou? Em breve mais exercícios de dicção para você.
  • Postura

Evite cruzar braços, colocar mãos no bolso o tempo todo e ficar segurando objeto enquanto expõe  ideias. O aperto de mão deve ser forte e decidido. Fique atento a Expressão do seu rosto, sempre deve está de acordo com aquilo que está afirmando.
  • Olhar

Em todas as situações você deve olhar nos olhos da pessoa a quem está se dirigindo. No caso de uma palestra, evite olhar para uma única pessoa, sempre alterne o olhar, passando firmeza e segurança e da credibilidade ao que você diz.
  • Aparência

Estar bem cuidado e vestido é fundamental. As Roupas devem ser discretas e impecáveis, assim como o cabelo e a maquiagem.
  • Oportunidades

Não Tenha medo e aproveite todas as chances de mostrar seu potencial. Reuniões, palestras, negócios com clientes e até eventos sociais são momentos propícios para você se expor mais e fazer sua presença notada sem com isso forçar a barra. ”A dica aqui é: Seja o mais natural possível, lembre-se da humildade”.
  • Clareza

Não fique falando de assuntos que você não domine. Isso fará com que suas informações sejam imprecisas. Fale sobre os assuntos que domina. Quanto maior clareza conseguir transmitir para os outros, maior sua chance de crescimento profissional. ”Lembre – se mentira tem pernas curtas!”

  • Estudo

Use seu conhecimento como diferencial no ambiente de trabalho. Leia bastante assista noticiários, saiba o que está acontecendo no seu país e também no mundo. Informe-se sobre tudo o que puder e use isso sempre que houver uma oportunidade. “Eu particularmente, acompanho as noticias nos grandes portais da internet, portais que utilizam a atualização automática, sempre exibem as notícias praticamente ao vivo ”, e é claro que, a leitura de um bom Blog modesta a parte como este, ajuda muito!

  • Bom Senso

Quanto mais você pensar antes de tomar determinadas atitudes, maiores serão suas chances de acertos. Profissionais sensatos são cada vez mais valorizados no mercado de trabalho. ”Talvéz você já conheça o provérbio que diz: Quem fala demais, dá bom dia cavalo!”

  • Relacionamento

É preciso ter cuidado para não ser muito agressivo e nem submeter de mais. Saiba impor seu ritmo com jogo de cintura e mantenha um relacionamento cordial com o resto da equipe. Cuidado para não estimular intrigas ou inveja.
Use essas informações no processo seletivo e também quanto você estiver desenvolvendo suas atividades no ambiente de trabalho. ”A máxima aqui é: Saiba dizer não!” e mais do que nunca provando para seus superiores que a qualidade está acima da quantidade.
Com a expansão do mercado de trabalho as profissões sofrem mudanças a cada dia, tais mudanças não são acompanhadas por todos os setores ao mesmo tempo, em um  país do “Jeitinho” como o Brasil muitas empresas preferem manter uma secretária, por exemplo, registrado como assistente ou assessora, a fim de pagar menos impostos. Outro exemplo é a profissão de Assistente Administrativo que é comumente confundida com a do Auxiliar administrativo e vice-versa. Todavia tem diferença de Auxiliar para Assistente Administrativo. Ao final deste curso, você estará apto a diferenciar essas duas profissões, bem como ampliar seu campo de visão quanto às atribuições, rotinas diárias, perfil esperado, documentação, cartas comerciais, estrutura organizacional das empresas, legislação entre outros.

Estude a Apostila do PROAP (Assistente Administrativo) Ela está completa! Basta você ler...

Boa Sorte!

Prof. João Batista


Dever de  Casa...

O que acontece se eu perder a caneta?
R---------------------------------------------






O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando.
Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! Respondeu o menino.
Tudo depende do modo como você olha as coisas.
Há cinco qualidades nele que se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.

"Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade".

"Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor."

"Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".

"Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você."

"Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca.
Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação

0 Comments:

Postar um comentário