domingo, 2 de junho de 2019

RECIFE SAGRADO - MUSICA NA IGREJA

Recife Sagrado
Uma Iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, o projeto Recife Sagrado, tem como objetivo apresentar a turistas e recifenses os tesouros guardados pelo conjunto da arquitetura sacra da cidade, um dos mais ricos do Brasil.

A igreja escolhida neste domingo foi a Igreja Madre  de Deus, no  bairro do Recife que é considerada uma das mais belas no estilo barrocos do país. Mantendo em seu acervo muitas imagens raríssimas, tais como a do Senhor do Bom Jesus dos Passos, que veio da antiga Matriz do Corpo Santo e há mais de três séculos é usado na procissão dos passos, no período da Semana Santa.




Orquestra do Pró-Criança estreou nesta tarde de domingo, 02 de junho no projeto Recife Sagrado.

Fotos: Joãoreporter

  Com um repertório especial, o grupo com 30 instrumentistas exibiu  o que há de melhor na música clássica mundial e religiosa, mas também versões do cancioneiro popular brasileiro.

Com regência do Maestro  Crisóstomo Santos, e também do músico educador do Pro-criança Tarcísio Resende (Maestro)  a Orquestra de cordas  do Pro-criança é composta Violinos, violas, violoncelos e contra baixos, além da percussão
O grupo é compostos por  30 instrumentistas que   apresentaram  neste domingo  concertos com o tema: Música na Igreja , o repertório foi de Tchaikovsky a Luiz Gonzaga e uma riqueza de rítimos afro. com percurção a base  de cajón acústico. Um espetáculo com muita emoção.

A orquestra de cordas do Pró-Criança foi criada em 2008 e é formada pelos educandos da Unidade Recife Antigo da instituição, onde ocorrem as aulas de música e os ensaios. Atualmente, o local atende gratuitamente cerca de 50 jovens carentes que recebem formação instrumental.
A coordenadora pedagógica da unidade Recife Antigo, Ana Patrícia Santos, disse  na ocasião  que,

"Essa oportunidade dada à orquestra prova que o trabalho da ONG vem sendo cada vez mais reconhecido. e que a população pernambucana vem reconhecendo,  que há talentos escondidos entre  jovens na sociedade  que necessitam de uma oportunidade para alavancar  uma carreira como músicos profissionais, e o Pro-criança tem sido a porta de entrada para o sucesso desse jovens maravilhosos e tão talentosos do nosso estado. (em entrevista  a Joãoreporter do JR-Noticias).









quarta-feira, 29 de maio de 2019

1º Festival Bantu em Pernambuco


Aconteceu no  dia  25 do de maio na praça do Arcenal - Espaço do SinsPire, 
O  1º Festival Bantu em Pernambuco.
Um Intercâmbio cultural, musical e gastronômico  e mais...


Encontros de afoxés, cortejo de maracatus, 


Afoxé Omô Nilê OgunjáFoto: Arthur de Souza

Toda a programação representou a cultura Africana-Bantu e a conexão com os movimentos ligados a cultura Bantu em no Estado de Pernambuco.

A atração mais esperada foi  a cantora gabonesa *
*O Gabão, oficialmente República Gabonesa, é um país que se situa na África, limitado a norte pelo território de Rio Muni (Guiné Equatorial) e pelos Camarões, ...
Manuella Kassa, fundadora da Associação:
Bantu Afro-Brasileiro.
Africana legitima, mais residindo na França,  veio direto para Recife exclusivamente  para cantar e representar o povo Bantu, primeiros africanos escravizados em terras brasileiras. 
Cantora e bailarina africana Manuella kassa, deu brilho e encantamento no evento com sua voz  doce  e suave , com um sotaque Afro-francês, fechou com chave de ouro a noite daquele lugar.
Flávio José
A exposição AGOYE  do ilustre  fótografo: Flávio José em comemoração ao dia internacional da África.

A exposição ficará no Sinspire Arsenal, Rua da Guia 234, em frente a torre Malakoff, praça do Arsenal, até o dia 05 de junho.

 


 
Fotos: Flávio José  em Benim- Africa



sexta-feira, 10 de maio de 2019

Do Axé ao Galope

Gaby Lapenda – Do Axé ao Galope


Pernambucana arretada com muita energia na alma, assim ela se define. Sua primeira experiência profissional na música veio aos 17 anos de idade, cantando axé e forró na Banda Requebra, em São Lourenço da Mata, cidade onde morava. Daí por diante, não parou mais e abraçou diversos segmentos musicais, absorvendo um pouco de cada um deles.
Durante a sua trajetória de quase 20 anos de carreira, esteve à frente de várias bandas como Overdose de Amor, Brega. Com, Segundo Amor, Banda Twister, Mistura do Pará, Forró Paiol, Santropê, Voadores do Forró, Banda Vinil, entre outras, emplacando diversos sucessos em sua voz.

Com um currículo vasto e um sorriso estampado, a cantora que também é compositora, agora segue em uma nova etapa: a sua carreira solo, levando ao público uma alegria contagiante.
Primeiramente, ela lançou um CD elétrico, composto de ritmos como axé e caboclinho, gravado ao vivo, que trouxe alguns grandes sucessos que marcaram época, e trouxe também uma canção inédita, de composição autoral, intitulada “Vai colher o que plantou”, música base de seu primeiro videoclipe. Após, a artista lançou seu segundo CD, também ao vivo, reunindo vaneirão, forró das antigas e arrocha. Onde mais uma vez, além de trazer músicas de sucesso que fazem parte do seu repertório de show, ela trouxe também três canções inéditas: Vai se apaixonar
mais uma vez, Amores de motel e Vai colher o que plantou (em ritmo de forró). Agora ela lança seu terceiro CD da carreira solo, o álbum que também é ao vivo traz uma música inédita intitulada “Bye, Bye”, base do seu novo videoclipe, e além dela, músicas que fazem parte do seu repertório elétrico, entre axés, frevos e galopes.
A cantora afirma: “É uma nova fase, mas estou feliz, confiante e segura. Agradeço a Deus por me permitir trilhar esse
novo caminho, e aos meus fãs por me cercarem de tanto apoio e carinho”.

A novidade é que ela tá gravando CD novo de São João, um repertório eclético que contempla: forró pé de serra, forró das antigas, estilizado e sertanejo.







sábado, 13 de abril de 2019

7ª Feira de cultura pop no Recife

7a Feira de cultura pop no Recife reúne desenhistas e fãs de histórias em quadrinhos



 

domingo, 17 de fevereiro de 2019

ABERTURA DO CANAL

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

FORRO MASQUE

Abertura com Quinteto Sala de Reboco. Ingressos: R$25 (Mulher chegando até às 22h30 paga R$15). Informações: (81) 3228-7052





segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Ricardo Boechat, jornalista, morre aos 66 anos em queda de helicóptero em SP

Ricardo Boechat, jornalista, morre aos 66 anos em queda de helicóptero em SP

Por G1 SP
 





--:--/--:--
Jornalista Ricardo Boechat morre em queda de helicóptero em SP
O jornalista, apresentador e radialista Ricardo Eugênio Boechat morreu no início da tarde desta segunda-feira (11), aos 66 anos, em São Paulo.
Boechat era apresentador do Jornal da Band e da rádio BandNews FM e colunista da revista "IstoÉ".
Ao longo de 49 anos de carreira, que iniciou no começo da década de 1970, escreveu em jornais como "Diário de Notícias", onde começou, "O Globo", "Jornal do Brasil", "O Estado de S. Paulo" e "O Dia".
De 1990 a 2001, fez parte da equipe do "Bom Dia Brasil", na TV Globo, com uma coluna diária marcada pelo humor ácido e pela irreverência. Na emissora, também esteve no "Jornal da Globo". Foi ainda diretor de jornalismo da Band e teve passagem pelo SBT.
O jornalista deixa a mulher, Veruska, e seis filhos.
O corpo de Boechat será velado a partir das 22h no Museu da Imagem e do Som (MIS), no Jardim Europa, em São Paulo.
Na manhã desta segunda, Boechat deu uma palestra a representantes da indústria farmacêutica em Campinas, no interior do estado. Ele retornava a São Paulo, por volta das 12h, e deveria pousar no heliponto da Band, no Morumbi, Zona Sul da capital paulista.

00:00/09:46
Ricardo Boechat começou no jornalismo na coluna de Ibrahim Sued

Perfil

Filho do diplomata, Dalton Boechat, que foi assessor da Petrobras, Ricardo Eugênio Boechat nasceu em 13 de julho de 1952, em Buenos Aires, na Argentina. O pai estava a serviço do Ministério das Relações Exteriores na Argentina.
Boechat era recordista de vitórias no Prêmio Comunique-se – e o único a ganhar em três categorias diferentes (Âncora de Rádio, Colunista de Notícia e Âncora de TV).