quinta-feira, 28 de agosto de 2014

S O S - Pró-Criança após incêndio

Campanha arrecada fundos para ajudar o Pró-Criança após incêndio

Objetivo é reformar o prédio destruído e garantir atendimento.
Chamas destruíram sede da entidade na noite da segunda-feira (25).

Do G1 PE

 
 
 

 
Prédio destruído em incêndio abrigava aulas do coral do Pró-Criança (Foto: Bianka Carvalho / TV Globo)
Prédio destruído em incêndio abrigava aulas do coral do
Pró-Criança (Foto: Bianka Carvalho / TV Globo)

Sede do Pró Criança, no Recife (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Paredes do terceiro andar precisam ser demolidas,
segundo Defesa Civil (Foto: Katherine Coutinho/G1)
A Arquidiocese de Olinda e Recife lançou, nesta quarta-feira (27), uma campanha para arrecadar fundos para a reforma do prédio do Movimento Pró-Criança, destruído no incêndio da última segunda-feira (25). Os recursos também devem ajudar a manter o atedimento de todas as crianças que eram assistidas no local. O lançamento da ação aconteceu no auditório do movimento, no Bairro do Recife, região central da capital.
No local, 612 crianças e adolescentes faziam cursos profissionalizantes, aula de artesanato, teatro, dança, canto, além de receber atendimento psicossocial e praticar esportes. A maior preocupação agora é não interromper o atendimento. “Passar por lá e ter coragem de olhar, ver como pegou fogo, é difícil”, conta a estudante Maria Eduarda Gomes, de 15 anos, que frequentava as aulas no prédio destruído.
A campanha é para poder reconstruir o que foi atingido pelas chamas e comprar novos equipamentos, como computadores, móveis, brinquedos, livros e todo o estoque de alimentos. As pessoas podem ajudar de várias formas. “Vocês podem ajudar autorizando o débito na conta de água de R$ 1, temos também voluntários que vão sair de porta em porta”, conta o gestor da unidade, Antônio Vitor Araújo.
Outra opção é depositar qualquer quantia na conta aberta pela Arquidiocese de Olinda e Recife para a ação, no Banco do Brasil. A conta em nome do movimento é a de número 18816-6 e a agência é a 1833-3. "As pessoas que puderem doar estão fazendo um grande bem social", afirma o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.
Outras informações sobre como ajudar o Movimento Pró-criança podem ser obtidas através do telefone (81) 3412.8989.
Sede do Pró Criança, no Recife (Foto: Katherine Coutinho/G1)Bloco direito da sede do Pró-criança ficou completamente destruído (Foto: Katherine Coutinho/G1)

Incêndio
Um incêndio atingiu parte do prédio sede do Movimento Pró-criança na noite da última segunda-feira (25). As chamas foram controladas ainda na noite de segunda-feira (25), mas ainda era possível ver fumaça no local na terça (26). Ao todo, foram utilizados 17 carros do Corpo de Bombeiros no trabalho de combate às chamas e rescaldo do prédio do movimento. Foram utilizados 70 mil litros de água e, ao todo, 40 bombeiros atuaram.
A parede lateral do terceiro andar do lado direito do prédio do Movimento Pró-criança vai precisar ser demolida, uma vez que corre o risco de desabar, de acordo com a Defesa Civil do Recife. O prédio pode ser reformado, mas antes vai ser necessária a demolição das paredes fissuradas do 3º andar e um laudo que confirme a segurança da rede elétrica do prédio, segundo o órgão.
De acordo com a Defesa Civil, como o lado direito do prédio tinha chão de madeira e muitas estruturas assim, isso facilitou a propagação do fogo. Restaram as estruturas de concreto e parte da madeira. Materiais de ferro que eram utilizados pelo movimento ficaram destruídos.
O titular da delegacia de Joana Bezerra, Adelson Barbosa, será responsável pela investigação das possíveis causas. A Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que o Instituto de Criminalística (IC) só poderá fazer uma perícia no local quando passar o período de rescaldo. Uma vez feita a perícia, o prazo para que o laudo fique pronto é de 30 dias.

0 Comments:

Postar um comentário